Projeto de leitura “Ler é viajar, sem sair do lugar.”

AUTORA
Professora Valdinéia Moleta, 3º e 5º anos

Os alunos do 3º e 5º ano da Escola Rural Municipal de Água Branca de Baixo, participam do projeto “Ler é viajar, sem sair do lugar”, com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito de leitura e interpretação daquilo que se lê, proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis e provocando o gosto pela diversidade textual .

Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem.

O projeto será realizado durante todo o ano letivo de 2022 com propostas de atividades também extraclasse, porque acreditamos que é preciso encontrar caminhos e estratégias para que o aprendizado vá além dos limites da escola e das lições de casa.

Essa percepção passa pelo entendimento de que muitos estudantes encontram dificuldades em consolidar, de maneira clara, os conceitos vistos em sala de aula e de associar o que é aprendido à realidade que os cerca.

Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.

O Projeto está ocorrendo da seguinte forma: em sala de aula a criança tem uma caixa denominada baú da leitura, onde depois de realizar suas atividades pode pegar um livro para a leitura. Semanalmente as turmas vão à biblioteca da escola para realizar leitura. Temos também a sacola da leitura, onde a criança leva um livro para ler em casa e o caderno da turma para registro do que mais chamou atenção, através de desenho e da escrita. A família também é essencial pois participa, auxiliando e incentivando a criança a realizar a leitura em casa. É gratificante ver a alegria da criança em levar a sacola com o livro para casa e no dia seguinte compartilhar com os colegas como foi o seu momento de leitura.






Comentários